sexta-feira, 6 de julho de 2012

LINHA AÉREA PAULISTA

FOTO; MEMORIAS FOTOGRÁFICAS

É então através da edição de O Mossoroense do dia 5 de março de 1950, há exatamente 62 anos, que encontramos a seguinte manchete: “Escalará, hoje, em Mossoró, em viagem inaugural, o primeiro avião da Linha Aérea Paulista”.
    Consumada, dessa forma, uma aspiração dos mossoroenses, ávidos por uma viagem mais rápida, para que pudesse desenvolver com certa agilidade as suas atividades comerciais. A nave área, o possante “Douglas” C-47, aqui aterrissou precisamente às 05:00 horas, sendo comandado pelos coronéis GILBSON  e NETO MOURA, ex-comandante da Força Expedicionária Brasileira na  Itália, os quais foram recebidos sob os aplausos da população.
  Essa importante Linha Paulista S0A teve permissão do Ministério da Aeronáutica, com a finalidade de atender sua linha até Fortaleza, com escala no Rio de Janeiro, Victória, Belmonte, Salvador, Aracajú, Maceió, recife, Campina Grande, Natal, Mossoró e, finalmente Fortaleza, ONDE PERNOITAVA. Em duas viagens por semana, passando por Mossoró às 16:00 horas de quintas-feiras e domingos quando vinha do Sul, e nas segundas e sextas-feiras, às 05:00 horas, quando de regresso do Norte, esse era o trajeto da nave.
    Mossoró, nesse tempo, tinha movimentação no único e talvez precária aeroporto da cidade. Mas, mesmo assim, ao que parece com maior vantagem se comparada com a atualidade. A Linha Aérea Paulista SA foi efetivamente instalada com a inauguração do Voo do “Douglas” C-47, com benefícios para toda a comunidade. Por sinal, segundo nos revelou esse aparelho veio um cidadão conterrâneo, de nome ANTONIO DE OLIVEIRA ROCHA.
     A Agência de representação da Linha Paulista S.A, que acabava de se instalar em nossa cidade, ficou entregue aos senhores FRANCISCO FELICIO DE MORAISe  JERÔNIMO DIX-NEUF ROSADO MAIA, cujo escritório era na Rua Coronel Vicente Sabóia, 110. “Aliás, esse mesmo escritório ofereceu, por ocasião da chegada do ‘Douglas C-47”, na inauguração, um coquetel às autoridades civis, militares e toda a imprensa presente. Foi instalada, para melhor atender à linha aérea que passava a servir Mossoró, uma estação de radiografia, cujo trabalho técnico coube ao senhor ANTÔNIO MACHADO, vindo lá do Rio de Janeiro. Fez-se acompanhar, por ocasião dessa empreitada, de um inspetor da companhia, um outro conterrâneo conhecido por JOSÉ PINTO. Concluída a instalação da radiografia, ficou definitivamente instalada alinha que serviria a Mossoró por muito tempo
FONTE; LIVRO UMAS TANTAS LEMBRANÇAS DA VELHA MOSSORÓ E SUA GENTE, DE WILSON BEZERRA DE MOURA, COLEÇÃO MOSSOROENSE, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 64 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
XV BLOG DO STPM JOTA MARIA, COM A FINALIDADE DE DESTACAR ATRAVÉS DE 85 LINKS O PASSADO E O PRESENTE DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ-RN - TERRA DE SANTA LUZIA, EQUIPE: STPM JOTA MARIA- JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR